Sobre os Workshops

No I Encontro Nacional de Pesquisadores de Dança Indiana serão oferecidos workshops nas seguintes modalidades:

KALBELIA
– Oficina ministrada por Sônia Galvão (Aruna Yoga – SP)

Kalbelia é uma dança folclórica do Rajastão, região central da Índia, considerada Patrimônio Imaterial pela Unesco. Os movimentos desta dança remetem à sinuosidade das serpentes, e são acompanhados pelo som da Been, corneta de madeira utilizada como instrumento de “encatamento de cobras”. Kalbelia também faz referencia a uma tribo nômade do deserto e é executada durante as festas desta comunidade.

KATHAKALI – Oficina ministrada por Ricardo Gomes (UFOP – MG)

Kathakali é uma forma de teatro-dança tradicional originário do estado do Kerala, no sudoeste da Índia. A técnica corporal do Kathakali é baseada na arte marcial conhecida como Kalarippayattu. Sua linguagem advém de uma forma teatral sagrada, o Kutiyattam, e apresenta movimentos lentos e bem delineados. Sua maestria na arte de narrar histórias utilizando-se de gestos e expressões faciais é sua maior característica.

KATHAK – Oficina ministrada por Andrea Prior (Espaço Rasa - SP)

Kathak é uma dança com origem na região norte da Índia e sua inicial tradição templária teve influências persa e da corte dos grandes reis (os Maharajs). Suas origens remontam aos bardos nômades do norte da Índia antiga, conhecidos como Kathaks, ou contadores de histórias. Estes bardos, que atuavam em praças e pátios de templos, embelezavam seus recitais com gestos e expressões faciais.

KALARIPPAYATTU – Oficina ministrada por Cesário Augusto Pimentel (UFPA – PA)

Kalarippayattu é uma luta marcial que se originou no estado de Kerala, região sudoeste da Índia. Considerada a mais antiga das artes marciais, esta arte milenar é também chamada de “ mãe de todas as artes marciais”. Algumas de suas características são a precisão e a atenção (estado de alerta) que são alcançados a partir da prática contínua. Seus movimentos são construidos a partir da observação minuciosa dos animais. 

BHARATANATYAM – Oficina ministrada por Miriam Lamas Baiak (Natyakshiti - PR)

Bharathanatyam é uma dança clássica nascida no estado de Tamil Nadu, sul da Índia. Um dos significados de seu nome deriva da combinação das sílabas Bhava (emoção), Raga (melodia), Tala (ritmo) e Natyam (dança), que são elementos essenciais das danças clássicas indianas. Seus movimentos são retilíneos e precisos, o que proporciona grande vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário